Exposição "Lojas com História"

Exposição "Lojas com História"

No último ano, o programa Lojas com História – levado a cabo entre diversos pelouros da CML - distinguiu mais de 80 estabelecimentos comerciais como "Lojas com História", sendo estas lojas que se destacam pelas suas características únicas, valor histórico, artístico e cultural.

Cada uma delas, através de objectos e memórias, através da sua história individual, estará agora numa exposição que as celebra e as dá a conhecer, mas que também nos permite descobrir uma Lisboa colorida, viva, rica e muito particular.


Conhecer o comércio de uma cidade (e as oficinas que alimentam esse comércio) ajuda a conhecer os gostos dos seus habitantes, os seus hábitos e a perceber como o quotidiano se desenha enraizado num passado que constantemente se atualiza. Desse passado, que a dinâmica dos dias impediu que se cristalizasse, resta tanta história e histórias, atividades e memórias que se podem reviver num revigorante passeio pela cidade. É um passeio por lojas que contam a História de Lisboa e que, através da sua arquitetura, da decoração ou dos produtos que vendem, dão notícia dos tempos da Monarquia, dos primeiros anos da República, de dias de grandes dificuldades ou de épocas de abastança. São também notícia de movimentos sociais, estéticos e políticos que as criaram e que, nalguns casos, cresceram até dentro delas.

Lojas com História é uma exposição sobre o esplendor e a singularidade de uma Lisboa que não se afirma apenas pela beleza das suas ruas e colinas ou pela imponência dos seus monumentos mas que, nas mais pequenas e particulares marcas da vida quotidiana, lidas através do seu comércio, dá ar da sua graça e afirma a cultura alfacinha.


8 DE SETEMBRO A 25 DE NOVEMBRO
TERÇA A SÁBADO, DAS 12H00 ÀS 18H30
RUA DA CONCEIÇÃO, 134

Explorar Explorar