Retrosaria

Mário Ramos — Nardo

Mário Ramos — Nardo

Contactos

Telefone:

(+351) 21 342 5835

Morada:

Rua da Conceição 87 / 89

1100-152 Lisboa

Ver mapa

Horários:

2ª A 6ª

09:00 — 19:00

SÁBADO

09:00 — 13:00

A Loja

Situada numa rua outrora dedicada ao ofício, antiga Rua dos Retroseiros, a firma «Mário Ramos» foi registada em 1925. O projecto inicial irá vigorar até 1974, altura de uma remodelação na fachada, novo mobiliário e o interior como hoje o temos. Por trás do longo balcão em forma de “U”, uma gama de produtos similares às retrosarias vizinhas – as poucas que permanecem – mas com foco nos artigos para costura, echarpes, lãs, chapéus e capelines.


Atenta e prestável, uma das funcionárias explica que a loja está sempre a tentar acompanhar as necessidades dos clientes: «Não se parou. Não se ficou pelo botão e pela agulha!». Junto a ela, a máquina registadora antiga onde se lê «o freguez verá no mostrador a importância desta compra» é sempre uma das atracções. Mas não é isso que faz com que os clientes voltem, mas sim o conhecimento adquirido ao longo dos anos de especialização e a salvaguarda não só de técnicas, tendências, como também de instrumentos: olhe-se o metro de madeira, o balancé e as matrizes, parte do espólio material da loja e ainda em uso.

Mário Ramos — Nardo
Mário Ramos — Nardo

Produtos
& Serviços

Artigos de retrosaria: lãs, linhas, botões, rendas, bordados, fechos, fivelas, fitas, aplicações bordadas,galões para decoração, franjas, agulhas, cordões, telas, bastidores, emblemas, materiais para estilistas, artigos para trabalhos manuais, etc.

Partilhar esta Loja com História:

Explorar Explorar